Vamos retomar o crescimento, diz secretário Riedel em lançamento de Programa na Famasul

“Independente do que acontecer no domingo, o Estado continua. E nós vamos continuar mantendo a organização para atravessar esse momento e deslanchar na retomada do crescimento”. A afirmação é do secretário de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel, durante o lançamento do Programa Agrinho, uma iniciativa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) com apoio do Governo do Estado, na manhã desta quinta-feira (14), na Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul).

Para um auditório lotado de professores, diretores de escolas, presidentes de sindicatos rurais e lideranças do setor, o secretário de governo falou das dificuldades em conduzir um estado e até mesmo os municípios no momento em que entramos para o terceiro ano de recessão econômica no País. Destacou que, mais do que nunca, a postura do gesto público deve ser de responsabilidade e que confia na retomada do crescimento. “É uma questão de tempo e de atitude”, afirmou.

DSC_0482

O secretário representou o governador Reinaldo Azambuja no evento que marca oficialmente as ações do Agrinho este ano, quando serão atendidos 120 mil alunos da rede pública. Riedel enfatizou que projetos transformadores fazem a diferença, por isso a intenção é que os 270 mil alunos da rede estadual de ensino façam parte do Programa. O Agrinho utiliza instrumentos didáticos para desenvolver nas escolas temas transversais como diversidade cultural, meio ambiente, trabalho e consumo, saúde e orientação sexual, com foco na ética, sustentabilidade e na conexão entre o campo e a cidade.

Enfatizando o efeito positivo da participação da iniciativa privada em ações de responsabilidade social, Riedel disse que o trabalho com as crianças vai ajudar o estado a atingir sua maturidade, fazendo referência aos 40 anos que Mato Grosso do Sul vai comemorar ano que vem. “É um projeto que traduz temas da atualidade na linguagem didática. O governador acredita e apoia integralmente esta iniciativa”, afirmou.

O evento teve a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi, que valorizou o Agrinho pelo seu alcance social e pela sua preocupação em construir cidadania. “Precisamos fazer com que os alunos tenham um olhar peculiar para valorizar o seu meio”. Em seu pronunciamento, o presidente da Famasul, Mauricio Saito, destacou as parcerias com secretarias estadual e municipal de educação. “A educação não transforma o mundo. Ela transforma as pessoas e as pessoas podem transformar o mundo”, finalizou Saito.

Agrinho – O Agrinho é um programa de responsabilidade social da Famasul e do Senar/MS desenvolvido em parceria com o Governo Estadual por meio das secretarias de Estado de Educação (Sed), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), de Cultura, Turismo, Tecnologias e Inovação (Sectei) e com as prefeituras municipais, por meio das secretarias municipais de educação, e dos sindicatos rurais. Este ano, 20 municípios participam da iniciativa.

VEJA TAMBEM

MAIS LIDAS