MTur promove fiscalização do Cadastur em Bertioga e no Guarujá

Objetivo da ação educativa, marcada para a próxima semana nas cidades paulistas, é ampliar a formalização de meios de hospedagem, que já somam mais de 2,2 mil estabelecimentos do estado inscritos no sistema

*Por André Martins Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

O Cadastur, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, já reúne 141.218 operadores inscritos em todo o país, sendo 30.718 no estado de São Paulo. E, para ampliar o registro de meios de hospedagem no sistema, que indica a formalização de atividades, agentes fiscais do Ministério do Turismo estarão na próxima semana em Bertioga e no Guarujá, no litoral paulista.

De 26 a 29 de julho, em conjunto com as prefeituras municipais, os agentes do MTur vão percorrer estabelecimentos do setor para incentivar inscrições e expor vantagens da iniciativa. Atualmente, 46 meios de hospedagem de Bertioga e 35 do Guarujá estão registrados, mas a base de dados da Receita Federal indica mais de 320 negócios do ramo ainda não regularizados.

O Cadastur constitui uma valiosa fonte de consulta a turistas, que podem verificar a regularidade de serviços do setor. O cadastro de operadores também proporciona vários benefícios aos inscritos, como visibilidade no mercado, acesso a financiamentos, oportunidades de qualificação exclusivas, apoio em eventos, feiras e ações do MTur, entre outros.

Outra vantagem é a emissão do Selo Turismo Responsável, que aponta a adoção de medidas de prevenção à Covid-19. A sinalização está disponível para 15 segmentos turísticos. Cada um tem protocolos sanitários próprios, elaborados junto a empresas do setor, a partir de diretrizes internacionais, e validados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além de meios de hospedagem, a inscrição no Cadastur é obrigatória para guias de turismo, acampamentos turísticos, agências de turismo, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. (Cadastre-se AQUI).

ORIENTAÇÕES – Para se inscrever no Cadastur, basta acessar a página inicial do site do sistema, clicar em “Entrar com gov.br” e fazer login. Caso ainda não possua acesso, é preciso criar uma conta (Crie AQUI sua conta). A tela seguinte apresenta o campo “Cadastrar Prestador”, onde deve ser selecionada a atividade e preenchido o CNPJ da empresa. Clique AQUI e confira o passo a passo da inscrição no sistema, incluindo a lista de documentos exigidos.

Também podem se registrar, de maneira opcional, casas de espetáculo, centros de convenções, empreendimentos de entretenimento e lazer e parques aquáticos, empreendimentos de apoio ao turismo náutico ou à pesca desportiva, locadoras de veículos para turistas, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, prestadoras especializadas em segmentos turísticos e restaurantes, cafeterias, bares e similares.

VEJA TAMBEM

MAIS LIDAS