Governo de Mato Grosso do Sul dobra valor de convênios com entidades filantrópicas

O valor dos convênios repassados para entidades filantrópicas praticamente dobrou neste semestre com o novo governo. Saltou de R$ 591 mil, em 2014, para R$ 1,173 milhão, neste ano em recursos que antes atendiam 13 entidades e agora atendem 31 organizações que trabalham com idosos, crianças, jovens e pessoas com deficiência em todo o Estado. O anúncio foi feito nesta segunda-feira com as presenças do governador Reinaldo Azambuja e da vice-governadora e secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Rose Modesto, durante o lançamento do Projeto Estreitando Laços, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

IMG_2678
Primeira-dama, Fátima Azambuja, governador Reinaldo Azambuja e vice-governadora e secretária da Sedhast, Rose Modesto, em lançamento de ampliação de convênios

Representantes de entidades agora atendidas pelo governo do Estado, por meio dos convênios, estavam presentes no evento, como a OnG Cidade dos Meninos, que até então não recebia recursos estaduais. “É um momento especial para nós que atendemos 320 adolescentes de 14 a 18 anos, com cursos profissionalizantes”, disse José Ramão Marcondes, presidente da entidade.

“Com praticamente 150 dias de governo e já estamos transformando a realidade dos sul-mato-grossenses, seja com a Caravana da Saúde; com a ampliação do Vale Universidade (que abriu 500 novas vagas neste ano, passando para 2 mil vagas) e agora repassando mais valores entidades atuantes e que precisam ser atendidas”, discursou o governador, Reinaldo Azambuja.

IMG_2701
Banda de percussão Girassol, da APAE de Campo Grande

IMG_2710

A vice-governadora e secretária da pasta responsável pelo projeto destaca a importância dessas entidades que têm histórico de luta e precisam da parceria do Estado. “Precisamos ampliar e fortalecer essas estruturas que trabalham com jovens, crianças, idosos e pessoas com deficiência pois elas conseguem efetivamente transformar a vida desses grupos”, destacou Rose Modesto.

IMG_2795

Outro ponto do lançamento do projeto foi socializar a informação de que há na Sedhast a Coordenadoria de Apoio à Organização de Entidades (CAOE) que faz o atendimento de pessoas interessadas em criar uma organização filantrópica e também auxilia as entidades que não estão constituídas a buscar recursos e a se organizar legalmente. A CAOE é uma coordenadoria da Superintendência de Direitos Humanos, pasta ligada à Sedhast.

O projeto Estreitando Laços será desenvolvido em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. As cidades de MS vão receber as capacitações e poderão esclarecer suas dúvidas sobre a constituição de entidades filantrópicas e o que é preciso para buscar convênios. Um dos critérios para a celebração de convênios entre entidades filantrópicas e a Sedhast, por exemplo, é estar constituída legalmente há pelo menos 3 anos.

Rose Modesto lembra ainda que, além de recursos públicos como convênios com o governo do Estado, as entidades podem também pleitear recursos com o setor privado. “É importante falar que estamos à disposição na Sedhast para atender essas organizações; auxiliá-las com informações sobre a constituição legal e ainda mostrar caminhos para a obtenção de recursos financeiros, sejam eles públicos ou privados”, citou.

Michelle Rossi (Assessoria Vice-Governadoria e Sedhast)
Fotos: Leca

VEJA TAMBEM

MAIS LIDAS