Reinaldo participa do Dia D de mobilização da Caravana e visita estandes de atendimentos

O governador Reinaldo Azambuja participou do Dia D de mobilização da Caravana da Saúde neste sábado (14). Em sua chegada, Reinaldo visitou os estandes e aproveitou para conversar com a população sobre os atendimentos. Somente para hoje, a expectativa é de pelo menos 2 mil consultas em diversas especialidades médicas, 1,5 mil consultas oftalmológicas e 600 cirurgias.

“Quando começamos a Caravana há cerca de um ano atrás, tínhamos uma fila enorme. Nossa ideia era acabar com esse sofrimento para reestruturar a saúde pública. Na época, o levantamento mostrava 17 mil pacientes em espera. Vamos atender mais de 45 mil. Nós agradecemos a todos os parceiros, em especial a vice-governadora Rose Modesto que quando secretária de Assistência Social ajudou a formatar esse projeto. Queremos dizer que na administração pública não tem mágica: é enxugar a máquina pública para poder gastar mais com as pessoas”, declarou o governador.

visita3 (12)
Reinaldo lança primeiro dia de mobilização da Caravana da Saúde com a presença de autoridades/ Foto: Chico Ribeiro

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Maria Lós, falou sobre a parceria do judiciário e aproveitou para informar a população que o tribunal vai continuar a levar a Justiça cada vez mais perto das pessoas. “Temos muito orgulho de ser parceiros de um programa como esse, idealizado pelo governador Reinaldo Azambuja. Anunciou aqui que vamos percorrer o estado com o projeto Judiciário em Movimento para levar atendimento aos quatro cantos desse estado”, falou o desembargador.

Durante o discurso, o prefeito de Campo Grande Alcides Bernal, reconheceu a importância da Caravana e disse que desde o primeiro instante se colocou à disposição para fazer a parceira com o governo do Estado. “Estamos no mandato há sete meses e fazer parte desse projeto mostra entre nós não há diferença ideológica ou partidária, mas que somos gestores comprometidos com as pessoas sempre em primeiro lugar”, disse Bernal.

Falando em nome da bancada federal – que destinou importantes recursos por meio de emendas para a reestruturação da saúde em MS, o deputado federal Carlos Marun destacou a união de forças para a execução da Caravana. “As ações de saúde são imprescindíveis e a partir do momento em que atendem milhares de pessoas ganham uma importância ainda maior. Isso mostra que a união de forças entre legislativo, executivo, judiciário e todos os parceiros pode sim ajudar a construir um país melhor”, frisou Marun.

Em nome da Assembleia Legislativa – parceira da Caravana, o deputado estadual Mauricio Piccarelli, destacou o papel positivo do projeto que está dando a oportunidade de diminuir o sofrimento das pessoas. “Toda a equipe da saúde está cumprindo um excelente papel, fazendo com que muitas pessoas voltem a enxergar e levando atendimento de consultas especializadas para quem já não tinha mais esperança. Temos orgulho de fazer parte desse projeto”, afirmou.

O vereador Carlão falou em nome da Câmara de Vereadores e parabenizou a gestão do governo Reinado Azambuja. “Esse governo trouxe de volta a esperança do sul-mato-grossense. Lembro que antes do Reinaldo assumir, pedi uma hemodiálise na região norte porque eu conheço gente que faz hemodiálise há 12 anos e vive dentro de uma van vindo para Campo Grande. Pessoas que há mais de 10 anos aguardam exames, consultas, que não enxergavam mais. Esse programa tem uma importância muita grande porque está dando fim a angústia da nossa população”, declarou.

Além da abertura do Dia de Mobilização, o governador aproveitou para lançar o Curso da Defesa Civil; a Campanha de Combate ao Assédio Sexual e Moral contra as Mulheres; a entrega de cadeiras de rodas do “Projeto Viver Sem Limites”; e realizar a entrega de certificados aos profissionais que fizeram da Caravana uma realidade.

VEJA TAMBEM

MAIS LIDAS