Delcídio vai estimular uso do gás natural para desenvolver MS

Delcídio vai estimular uso do gás natural para desenvolver MS
Delcídio vai estimular uso do gás natural para desenvolver MS

O candidato ao governo da coligação Mato Grosso do Sul com a Força de Todos, Delcídio do Amaral, vai estimular o uso cada vez mais frequente do gás natural transportado através do gasoduto Bolívia / Brasil para promover o desenvolvimento em diferentes regiões do estado.

“Passam hoje pelo gasoduto 31 milhões de metros cúbicos de gás , que estão sendo consumidos além do que foi contratado. Além de ser a maior fonte de arrecadação de ICMS do estado, graças ao gasoduto foram construídas duas usinas termelétricas, uma em Campo Grande e a outra em Três Lagoas, que estão operando a plena carga. Se não fosse esse programa de gás natural na geração de energia o Brasil já estaria tendo “apagões” por conta da estiagem que estamos enfrentando. Em breve, vamos inaugurar a Fábrica de Fertilizantes da Petrobras em Três Lagoas, que usará o gás para produzir amônia e uréia, abastecer o Centro-Oeste e diminuir a dependência do Brasil dos fertilizantes importados. Ao mesmo tempo, o gás natural começa a entrar nas cidades, nas residências, no comércio e na indústria. Atualmente, temos 28 condomínios em Campo Grande, com 2.033 famílias utilizando o gás natural, além de algumas indústrias no Núcleo Industrial (Indubrasil). Mas é preciso ampliar isso não só na capital e em Três Lagoas, mas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. O meu governo vai ser ousado , oferecendo o produto de diferentes formas. Já conversei com os representantes do polo cerâmico de Rio Verde para disponibilizar o gás às indústrias do município através de caminhões tanque. Da mesma maneira faremos em Dourados e em outras regiões. Ou seja, a gente cria o mercado e depois constrói um duto até os consumidores, como é feito na Europa e nos Estados Unidos. Além de atender as pessoas, isso gera riquezas, empregos, promove o desenvolvimento”, explicou Delcídio, durante entrevista concedida nesta terça-feira, 16 de setembro, ao programa Tribuna Livre, da FM Capital , em Campo Grande.

De acordo com a MS Gás, empresa estadual responsável pelo transporte , distribuição e abastecimento do produto, as vantagens da utilização do gás natural são conhecidas e desfrutadas há muito tempo pelos moradores de grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Em Mato Grosso do Sul, a novidade do gás natural canalizado em moradias, iniciou-se em meados no ano de 2005, utilizado a princípio, no preparo de alimentos e no aquecimento de água. O gás natural além de torneiras e chuveiros, também pode ser usado em secadoras de roupas, lavadoras de louças e piscinas. Por produzir uma chama limpa, quando utilizado na cozinha, não deixa resíduos nos equipamentos e nos utensílios domésticos.

De todas as vantagens atribuídas ao produto, as mais conhecidas são a segurança – o combustível é distribuído de forma canalizada, o que elimina a necessidade de estocagem e reduz o risco de acidentes – o baixo custo , em média 30% mais barato do que o GLP , além do fato do gás natural estar sempre disponível, não necessitando de reabastecimentos constantes que implicam em ligações telefônicas, disponibilidade de tempo e pessoa para o recebimento do produto acondicionado em botijões.

VEJA TAMBEM

MAIS LIDAS